• Rua Barão de Casa Branca, 220 Casa Branca/SP – 13700-000

  • Horário: 07h às 11h – 13h às 17h

  • Mapa do Site

HISTÓRICO DA CÂMARA

A PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL

Em 25 de fevereiro de 1841, por decreto do imperador D. JOÃO VI, a freguesia de Casa Branca tornava-se município, com sede elevada à condição de Vila. A primeira providência era eleger a primeira Câmara Municipal, para gerir os destinos da povoação. Nesta oportunidade, a vila de Casa Branca tinha uma população estimada em aproximadamente 1.000 habitantes, contando com 40 casas novas, e se estendia da antiga Rua do Comércio (atual Rua Waldemar Pânico) até o largo do Rosário, que então fazia as vezes de matriz, expandindo-se para a praça onde se pretendia ,futuramente, erguer a definitiva Igreja Matriz . Procedeu-se, então à escolha dos primeiros membros da Câmara. O fato é relatado por Juca Thomaz:

‘A data de 2 de maio de 1842 marca a instalação da municipalidade quando da posse dos vereadores em Mogi Mirim , representados pelo presidente (o mais votado) e edil Coronel MANOEL THOMAZ DE CARVALHO.

A primeira Câmara, eleita em 1842, era composta dos seguintes vereadores : Coronel Manoel de Carvalho, Gabriel de Souza Diniz Junqueira , Manoel Joaquim Nogueira, José Alves da Cunha, José Gonçalves dos Santos, Antonio Garcia Duarte e Francisco José de Queiroz.

O Coronel Manoel Thomaz de Carvalho, primeiro presidente da Câmara Municipal, era natural de Carrancas , Bispado de Mariana , Minas Gerais, filho , filho de José Pereira de Carvalho e Theodora Maria de Mendonça. Foi um dos principais fazendeiros do município e para aqui veio no segundo decênio do século XIX.

Residiu nesta localidade até o termo de seu segundo mandato de vereador (1842- 1844, transferindo sua residência para Caldas, onde faleceu a 6 de janeiro de 1845.

O Coronel Manoel Thomaz de Carvalho era avô de Francisco Thomaz de Carvalho, patrono do nosso Instituto de Educação. Fontes de informações : jornais ‘O Casa Branca ‘,de 25 de outubro de1914, Diretor : Cesário Leite:, ‘O Casa Branca’ , de 9 de março de 1941, Redator Sylvio de Castro e ‘Oeste de São Paulo ‘, editado nesta cidade por M.J. Correa, de 12 de dezembro de 1889, artigo de Lafayete de Toledo. Casa Branca, 10 de fevereiro de 1971.

Entretanto, o mundo passava por grandes distúrbios e a Câmara, apesar da posse dos seus vereadores em 1842, somente pode desempenhar amplamente suas atividades a partir de 1844. Manoel Thomaz de Carvalho foi, portanto, o primeiro presidente da Câmara Municipal de Casa Branca, tendo o poder de nomear os demais vereadores e indicar um intendente (o qual tinha as funções de prefeito).